quarta-feira, 10 de abril de 2013

CRB cria blog para interação com participantes da AGE2013


No exercício constante de caminharmos na mesma direção é que este BLOG foi criado. Aproximando-nos da 23ª Assembleia Geral Eletiva da CRB Nacional - cujo tema é muito provocante e provocador para a Vida Religiosa Brasileira – vimos, através deste espaço, fazer um convite e um apelo! Que todos os membros das Congregações Religiosas: Superiores Maiores, Religiosos/as atuantes na missão, seja ela qual for, formandos e formandas participem deste processo de oração e reflexão  e nos ajude a encontrar, a partir da Palavra de Deus expressa  no trajeto dos Discípulos de Emaús, o Horizonte e as Prioridades para o triênio 2013 a 2016.
Sugerimos que, após leitura e reflexão do material enviado “Subsídios para a XIII AGE – Estudo Reflexão e Oração”, cada um, cada uma possa dar suas sugestões enviando-as através deste blog no quadro abaixo “comentários”.
No blog você encontrará também o Projeto Trienal do triênio que se encerra bem como o Horizonte e as Prioridades que poderão servir de luzes para a elaboração das suas propostas.
Esse momento é seu! É nosso, pois a Vida Religiosa somos nós.
Muito obrigada pela sua participação. 

6 comentários:

  1. Muito boa a ideia. Estarei participando com o maior prazer da AGE, pois amo de paixão a CRB.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. No caminho para Emaús, sigamos levando no coração as inquietações, sonhos, esperanças e desesperanças deste tempo.. O Peregrino Ressuscitado certamente nos convidará a ler com olhos novos as realidades antigas e acordando nossa memória, nos ensinará que "é necessário passar por túneis para contemplar com olhos novos as paisagens que a vida nos reserva".. E chegando em nossa casa acolherá nosso convite: "fica conosco!"
    Ao repartir o pão será para nós o alimento da vida, que dá vida e que faz de nós testemunhas da vida!
    Obrigada Ir.Marian e equipe por nos proporcionar esta reflexão. Em breve estarei participando junto com minhas irmãs, a partir da aridez do Nordeste que, sem água de chuva nos desafia a acordar a nascente de água viva que habita em nós.
    Caminhemos juntos!

    ResponderExcluir
  3. O texto de Emaús não aparece explicitamente o verbo “escutar”, mas apresenta o gesto de Jesus a escutar os dois discípulos.
    No dia a dia das nossas comunidades este apelo se faz presente. O mesmo acontece na missão
    Gostei muito desta reflexão feita pelo Pe. Edegard Silva Júnior,ms
    Regional Salvador, que nos fez refletir a partir de teologias> Então penso que as prioridades e horizontes poderiam partir daí. Por que não olhar para as varias realidades de VRC, penso especialmente na VRC do Nordeste.
    Vejo que a CRB Nacional trabalhar muito bonito, mas quase tudo, os cursos só acontecem dentro e no espaço fora do NE, fica mais a nível de sul. Mas parabenizo a CRB com seus membros da Diretoria... que abre este espaço para sugestões.

    ResponderExcluir
  4. 'Fica conosco, pois já é tarde e a noite vai chegando' E isso mesmo, ressoar forte este apelo dos dois no caminho, o texto de Emaus confirma que nunca é tarde enxergar novos horizontes, se deixar o ressuscitado permanecer conosco, a cegueira vai aos poucos se clareado
    .

    ResponderExcluir
  5. A XXIII AGE é sem dúvida uma tempo kairós, oportunidade de celebrar o caminho percorrido com gratidão e esperança, mas é sobretudo tempo de coletivamente projetar, ousar avançar.
    fazer o caminho da volta a jerusalém, como os como os discípulos de Emaus, caminho da volta a Radicalidade do seguimento de Jesus, caminho da profecia e da itinerância a novos fronteiras geográficas, sociais, culturais e existenciais. atentas aos clamores dos empobrecidos e com um olhar de quem aposta no ressuscitar cotidiano das possibilidades de vida no Ressuscitado que nos chama e envia sempre de novo ao Deserto, ás periferias e fronteiras acalento o sonho de que na escuta atenta do Espírito, fontalizadas na Palavra de Deus que faz nosso coração arder, sensíveis aos clamores dos pobres possamos reafirmar em nossas prioridades a dimensão profético-missionaria da VRC, no compromisso com as causas emergentes de nosso tempo, particularmente a realidade do Tráfico humano, reassumindo a REDE Um grito pela Vida, como espaço alternativo e fecundo de promoção e defesa da vida, d a inclusão e da defesa da vida.

    ResponderExcluir
  6. Olá Companheiras e Companheiros de Caminho da CRB, daqui de Roma, acompanhando toda a movimentação e a construção desta 23a. AGE, dá uma saudade danada desta Vida Religiosa Inquieta e Propositiva de nosso Amado Brasil. Aproveito deste espaço para enviar minha gratidão a Ir. Marian com quem tive a graça de partilhar muito desta caminhada, e seguramente aprendi muito com esta Apóstola da VRC. Minha gratidão também a toda a Diretoria Nacional por ter me ajudado muito na minha missão na Regional de Campo Grande,durante os três anos que Deus me concedeu de viver ali. Um abraço a todas as Religiosas e a todos os Religiosos presentes nesta AGE, que acontece em um dos momentos mais belos da História da Igreja no Brasil, a JMJ e com a presença desta figura extraordinária, o Papa Francesco, um de nós, Religioso como nós e que nos provoca a retornarmos às experiências e vivência do Mestre Jesus, voltarmos para as perefirias, atravessarmos as ruas e nos aconchegarmos junto aos mais vulneráveis, fracos e empobrecidos. Força minhas Irmãs. Força meus Irmãos. Fiquem certos/as da minha prece. Com muita Fraternura. Ir. Silvio da Silva, psdp

    ResponderExcluir